segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conhecendo seu porquinho da índia

Existem alguns comportamentos comuns aos porquinhos da índia que são naturais da espécie, conhecer o que é normal ao animal, nos ajuda a identificar precocemente um problema.
Se você tem um porquinho, conheça agora algumas posturas comuns à eles:

Empurrões com a cabeça: Pode significar que eles querem carinho ou então para sinalizar que NÃo quer atenção. Para os mais bravos ou agitados, empurrar cama, toalhas ou qualquer utensílio dentro das gaiolas pode significar irritação. Empurrar o proprietário, ou qualquer pessoa e até outros porquinhos pode ser uma demonstração de aborrecimento, uma brincadeira ou até de dominância.
Toque de nariz: Quando um porquinho toca o nariz um do outro indica um Cumprimento, similar ao nosso aperto de mão ou farejamentos entre cães.
Escavação: É uma tentativa de escapar, geralmente relacionada ao estresse ou tédio.
Lamber: Sim, porquinhos também lambem o homem ou outros porquinhos afim de demonstrar carinho ou pedindo atenção.
Ficar em pé: indica que o animal está observando o local, ou em busca de alimentos e atenção.
Pular como pipoca: Comum nas brincadeiras ou então pode indicar que o animal está assustado.
Fingir de morto: São muito espertos, e quando percebem um perigo podem rolar de costas e permanecer imóveis, como se estivessem simulando a morte afim de desencorajar o provável predador.
Alongamento: Porquinhos quando deitam de lado, com as patas posteriores esticadas pra trás estão relaxados, numa posição de conforto.
http://www.mdig.com.br/imagens/bichos/bicho_idoso_06.jpg

Deficiência de vitamina C em porquinhos da Índia (Escorbuto)

As cobaias ou porquinho da índia não possuem a enzima L-gluconolactona oxidase, responsável pela formação da vitamina C a partir da glicose. Por essa ausência, esses animais necessitam de uma suplementação de vitamina C, seja por conta de suplementos vitamínicos ou dieta rica em alimentos fontes de vitamina C. A deficiência da vitamina C leva a uma doença que atinge o sistema musculoesquelético dos porquinhos da índia, conhecida como ESCORBUTO.
 
Os sinais clínicos incluem:
- letargia (animal fica mais apático, tende a ficar na toca, sem querer brincar)
- diarréia
- anorexia (o animal não se alimenta normalmente, podendo perder rapidamente peso)
- edemas nas articulações dos membros e costocondrais e deformidadades ósseas em animais jovens (animal tende a andar curvado, com as patas recolhidas, manca ao andar, não consegue esticar as patinhas)
- aspereza dos pelos e perda de pêlos (a pelagem tende a ficar sem brilho, opaca, pode aparecer lesões de pele como caspas, infecções bacterianas ou fúngicas)
- perda e ranger de dentes, vocalização de dor, má-0clusão (animal tem dificuldade de apreender o alimento, e com isso os dentes podem ter um crescimento maior que o normal, pois não ocorre o desgaste correto dos dentes)
- aumento na suscetibilidade a infecções bacterianas
- secreções nasais e oculares.
Além dos sintomas, pode-se fazer uma radiografia pra auxiliar no diagnóstico. No Raio-X obeserva-se as epífises dos ossos longos e também as junções costo-condrais aumentadas.
 
Tratamento:
Basicamente é preciso fazer a suplementação com vitamina C diariamente. A administração pode ser diretamente oral com suplementos vitamínicos, ou estes também podem ser adicionados na agua de bebida do animal.
Além disso, alimentos como couve e laranja devem ser introduzidos na dieta, pois são ricos em vitamina C.
Mesmo após redução dos sintomas, com recuperação do animal, é necessário manter o suplemento de vitamina C em doses de manutenção.

Um comentário:

VISITAS