terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tucano

Uma ave bonita, que chama a atenção de todos os que a vêem, o tucano é uma ave proveniente da família Ramphastos. Conhecido pelo seu enorme bico, engana a todos quando se pensa que o bico é pesado, pois não é, por se constituir de tecido esponjoso, o que não atrapalha em nada o equilíbrio.
Com cerca de quarenta espécies catalogadas, o tucano mede mais ou menos 65 centímetros, sem contar o bico, e isso é funcional a todas as raças catalogadas, uma vez que as raças possuem diferenças bem pequenas entre si. No peso também não se diferem muito, com um valor entre 500 e 600 gramas.
Ave

Habitat

O Tucano é um animal exclusivamente americano, pois não consegue sobreviver em climas muito frios. Suas espécies são encontradas nas Florestas Tropicais da América do Sul, nas proximidades da Argentina até o México, mas concentram-se mesmo é aqui no Brasil.
É claro que encontraremos Tucanos em outras partes do mundo, mas são animais criados em cativeiro, onde viram criaturas de gênio terrível, em habitat natural somente nessas regiões tropicais, pois eles não suportam o frio.
Floresta

Alimentação e hábitos

A alimentação do tucano é composta basicamente de frutas e sementes, mas quando lhes falta o alimento podem comer sem problemas insetos e até filhotes de alguns animais. O bico do tucano aliás, é importante fator para ajudar a digestão e serve para capturar pequenos lagartos e lagartixas que são petiscos para o tucano. O formato do bico também indica o sexo do animal: quando for mais fino e sem um final brusco é macho, enquanto as fêmeas tem o bico mais curvo e grosso.
Outro hábito peculiar do tucano é quando vai dormir, a posição é muito curiosa, os tucanos elevam a cauda pelas costas até a cabeça para descansar o bico. Têm também dois dedos para a frente e três para trás, o que lhe facilita o equilíbrio nos galho que precisar pular.
Comendo

Reprodução

Quando chega a época de reprodução, a fêmea bota de dois a quatro ovos e o período de incubação do ovo é de vinte dias, nesse ínterim, o macho cuida da alimentação da fêmea, que está ocupada com o chocar dos ovos.
Os ninhos são construídos no oco das árvores ou, dependendo da situação eles ocupam ninhos abandonados de pica-pau. Não há um período específico, mais depois de um curto espaço, os filhotes já saem para voar. Vivem cerca de quarenta anos.

Espécies

As mais comuns espécies do animal são:
- Tucanuçu: é o mais comum de se encontrar, tem 56 centímetros com bico laranja;
- Tucano de bico preto: Com peito amarelo e preto, é um pouco menor, com 46 centímetros;
- Tucano de papo branco: Com bico multicor em preto amarelo e vermelho é o mais cobiçado;
- Tucano de bico verde: Com peito amarelo, mede 50 centímetros.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Momento Faz me Rir

Essa vocês não sabiam!!
Esses pequenos roedores têm uma capacidade incrível e muito talento para algumas carreiras profissionais..
Quer ver??

Hamsters malabaristas!!!
Hamster Golfista!!
Porquinho da índia Boxeador!!
Hamster Tenista!!
Porquinho da Índia fisiculturista!!

Surpreendente não? Huahuahauhauahua 

Identificando febre nos animais

A febre é um sintoma conhecido por todos. É a temperatura corporal acima do normal.
E o que é normal, quando falamos de animais?
 
Cães e Gatos: 37,8º – 39,3ºC
Coelhos: 38º – 40ºC
Aves: 40-41ºC
Hamster e Chinchila: 37 – 38ºC
Porquinho da índia: 37,2-39,5ºC
Ferret: 38,5º-39,5º
E como podemos identificar se o pet está com febre?
Alguns dos achados físicos são hipertermia (temperatura alta), letargia (animal fica lento, cansado rapidamente dorme mais que o de costume), inapetência (falta de apetite, animal não se alimenta bem), taquicardia (batimentos cardiacos acelerados), hiperpnéia (respiração ofegante) e desidratação.
Aquela velha história de focinho molhado ou seco, ou então focinho quente não deve servir como parâmetro pra identificar a febre em cães e gatos. A maneira segura de se identificar a hipertermia (aumento da temperatura corporal) em qualquer espécie animal é atráves do uso do termômetro. Em todas as espécies a temperatura pode ser aferida através do ânus, no caso das aves na cloaca.

O termômetro pode ser digital ou o tradicional de mercúrio. O termômetro deve ser introduzido no ânus do animal, você pode lubrificar com vasilina, óleo mineral ou gel lubrificante para facilitar a introdução e não lesionar o animal. É importante colocar toda a ponta metálica do termômetro dentro do ânus do animal. Direcione o termômetro para a parede retal, para evitar que o termômetro afira a temperatura das fezes.
Se for constatada a febre, nada de medicar por conta própria seu pet. Leve-o ao veterinário para uma melhor avaliação do quadro e ele prescreverá o tratamento mais adequado.
É importante etender que diversas patologias podem levar a um quadro de febre. Doenças infecciosas virais, bacterianas e fúngicas podem desencadear a febre, neoplasias (câncer), distúrbios endócrinos e doenças inflamatórias (lipidose hepática, cirrose, pancreatite, peritonite, traummatismos etc.). Uso de medicamentos e intoxicações também podem levar a febre.
Em cada caso, o tratamento será efetuado de uma maneira diferente, é preciso muito mais que baixar a temperatura é necessário tratar a causa, a doença.
Para ajudar seu pet a se recuperar num quadro febril, além das medicações prescritas pelo veterinário você pode seguir algumas dicas:
- Restringir a atividade do animal. Como o animal já está em um processo de perda de energia, quanto menos atividade fizer, melhor será sua recuperação.
- Uma boa alimentação é fundamental. Mesmo que o animal esteja sem apetite, não é aconselhável deixá-lo sem comer. Você pode bater a ração com água no liquidificador fazendo uma papinha e dando com auxilio de seringa sem agulha diretamente na boca. Papinhas de frutas, legumes e carnes também pode ser usada, mas sempre sem cebola e sem temperos. Danoninho® é um excelente repositor de vitaminas e pode ser usados em todas as espécies!!
- Hidratação. Animais com febre muito alta, acima de 1 grau podem sofrer desidratação, por isso o animal deve beber bastante agua. Se for preciso, coloque pequenas quantidades de água numa seringa sem agulha e vá dando diretamente na boca do animal aos pouquinhos ao longo do dia.
- Monitorar a temperatura do animal. Através do termômetro, você deve aferir a temperatura anal do animal a cada 6 ou 8horas.
Apesar de ser um sintoma comum a febre não deve ser tratada como um quadro leve, deve ser tratada rapidamente, dando todo o suporte necessário para o animal se recuperar. Portanto, sempre que seu pet apresentar comportamento diferente do normal, o médico veterinário deve ser consultado

Conhecendo seu porquinho da índia

Existem alguns comportamentos comuns aos porquinhos da índia que são naturais da espécie, conhecer o que é normal ao animal, nos ajuda a identificar precocemente um problema.
Se você tem um porquinho, conheça agora algumas posturas comuns à eles:

Empurrões com a cabeça: Pode significar que eles querem carinho ou então para sinalizar que NÃo quer atenção. Para os mais bravos ou agitados, empurrar cama, toalhas ou qualquer utensílio dentro das gaiolas pode significar irritação. Empurrar o proprietário, ou qualquer pessoa e até outros porquinhos pode ser uma demonstração de aborrecimento, uma brincadeira ou até de dominância.
Toque de nariz: Quando um porquinho toca o nariz um do outro indica um Cumprimento, similar ao nosso aperto de mão ou farejamentos entre cães.
Escavação: É uma tentativa de escapar, geralmente relacionada ao estresse ou tédio.
Lamber: Sim, porquinhos também lambem o homem ou outros porquinhos afim de demonstrar carinho ou pedindo atenção.
Ficar em pé: indica que o animal está observando o local, ou em busca de alimentos e atenção.
Pular como pipoca: Comum nas brincadeiras ou então pode indicar que o animal está assustado.
Fingir de morto: São muito espertos, e quando percebem um perigo podem rolar de costas e permanecer imóveis, como se estivessem simulando a morte afim de desencorajar o provável predador.
Alongamento: Porquinhos quando deitam de lado, com as patas posteriores esticadas pra trás estão relaxados, numa posição de conforto.
http://www.mdig.com.br/imagens/bichos/bicho_idoso_06.jpg

Deficiência de vitamina C em porquinhos da Índia (Escorbuto)

As cobaias ou porquinho da índia não possuem a enzima L-gluconolactona oxidase, responsável pela formação da vitamina C a partir da glicose. Por essa ausência, esses animais necessitam de uma suplementação de vitamina C, seja por conta de suplementos vitamínicos ou dieta rica em alimentos fontes de vitamina C. A deficiência da vitamina C leva a uma doença que atinge o sistema musculoesquelético dos porquinhos da índia, conhecida como ESCORBUTO.
 
Os sinais clínicos incluem:
- letargia (animal fica mais apático, tende a ficar na toca, sem querer brincar)
- diarréia
- anorexia (o animal não se alimenta normalmente, podendo perder rapidamente peso)
- edemas nas articulações dos membros e costocondrais e deformidadades ósseas em animais jovens (animal tende a andar curvado, com as patas recolhidas, manca ao andar, não consegue esticar as patinhas)
- aspereza dos pelos e perda de pêlos (a pelagem tende a ficar sem brilho, opaca, pode aparecer lesões de pele como caspas, infecções bacterianas ou fúngicas)
- perda e ranger de dentes, vocalização de dor, má-0clusão (animal tem dificuldade de apreender o alimento, e com isso os dentes podem ter um crescimento maior que o normal, pois não ocorre o desgaste correto dos dentes)
- aumento na suscetibilidade a infecções bacterianas
- secreções nasais e oculares.
Além dos sintomas, pode-se fazer uma radiografia pra auxiliar no diagnóstico. No Raio-X obeserva-se as epífises dos ossos longos e também as junções costo-condrais aumentadas.
 
Tratamento:
Basicamente é preciso fazer a suplementação com vitamina C diariamente. A administração pode ser diretamente oral com suplementos vitamínicos, ou estes também podem ser adicionados na agua de bebida do animal.
Além disso, alimentos como couve e laranja devem ser introduzidos na dieta, pois são ricos em vitamina C.
Mesmo após redução dos sintomas, com recuperação do animal, é necessário manter o suplemento de vitamina C em doses de manutenção.

Top 9 animais bonitos

9º lugar: Anta

  Esta imagem da anta mãe dando atenção ao filhotinho me chamou muito a atenção. Também conhecida pelo nome de "tapir", a anta é o maior mamífero da América do Sul. São animais herbívoros que podem pesar até 300 kg.



8º lugar: Dragão-do-Mar

  Estas criaturas aquáticas estão entre os animais mais coloridos da Terra, por este motivo entrou na lista. A fêmea desta espécie põe cerca de 250 ovos, mas quem recebe a obrigação de cuidá-los até o nascimento dos filhotes é o macho.



7º lugar: Leopardo-das-Neves

  Dono de uma pelagem lindíssima, o leopardo também é um felino muito atraente, o que o faz entrar nesta lista. Carnívoro, se alimenta de aves, roedores e pequenos mamíferos. A gestação do leopardo-das-neves dura cerca de 103 dias, nascendo cerca de 3 filhotes por parto em abrigos nas rochas.




6º lugar: Arara-Azul

  Este pássaro lindo merece um espacinho por aqui. Existem três espécies de arara-azul: a arara-azul-grande, a arara-azul-pequena e a arara-azul-de-lear, com tamanhos variando de 70 cm a 100 cm. Infelizmente todas as espécies encontram-se com risco de extinção, pelo caça e pela destruição de seu habitat natural :'(




5º lugar: Tigre

  Os maiores felinos da Terra são muito fofos quando bebês. Quando adultos pesam 300 kg, tem dentes com 10 cm e garras com 8 cm, sendo os maiores dentre os carnívoros terrestres. Sua mordida também é uma das mais forte dentre os felinos (dá pra perceber que o tigre é um animal cheio de recordes). Este felino é um exímio nadador, habilidade que ele usa pra se refrescar.




Tigre-Branco é uma variedade de tigre

4º lugar: Panda-Gigante

  O jeito dócil e tímido de ser e a pelagem branca e preta tornam o Panda-Gigante um animal muito fofo e querido. Os pandas-gigante podem ser encontrados na natureza somente em alguns locais montanhosos da China. Este animal também está ameaçado de extinção, mas diversos parques ecológicos fazem de tudo pra perpetuar a espécie através de novos nascimentos de pandas, coisa que está funcionando, já que a cada ano mais pandas nascem nas reservas. O período de reprodução dos pandas-gigantes acontece na Primavera, com gestações que duram cerca de 135 dias. Nascem de um a dois filhotes.




3º lugar: Tartaruga

  Quase ganhando uma medalha de bronze, as representantes dos répteis surgem aqui no TOP 10. As tartarugas são muito conhecidas pela sua longevidade. Elas estão entre os maiores répteis do mundo.


Tartaruga-Estrela-Brimanesa


Tartaruga-Tigre

2º lugar: Porquinho-da-Índia

  É difícil achar alguém que nunca teve um porquinho-da-índia (ao menos por aqui, havia uma época que era moda, haha), acho eles muito fofos, por isso merecem o 3º lugar e o bronze. Porquinhos-da-índia são roedores domésticos. Eles vivem de quatro a oito anos, podendo se reproduzirem durante todo o ano. Os filhotinhos nascem depois de cerca de 62 dias, sendo de dois a cinco por ninhada. Jamais faça o primeiro acasalamento de uma fêmea ocorrer depois de ela já ter completado sete meses de vida. O porquinho-da-índia é um animal que se adapta bem em vários ambiente, sendo que eles sejam secos, recebendo a luz direta do Sol e com comida a todo momento.






Em homenagem ao Natal, que está próximo, hehe

1º lugar: Coelho

  Coelhos também são muito bonitinhos, prata pra eles! Coelhos são muito conhecidos pelas orelhas compridas. Também ficaram famosos por terem sido empregados como base pra criação de muitos personagens, como o Pernalonga e o logotipo da marca da revista Plyboy (hmm...). Coelhos são animais herbívoros e domésticos. Cunicultura é o nome que se dá a arte de criá-los.



Este é o coelho angorá, que por sinal, deve sofrer muito no verão


VISITAS