Uma raça muito ativa que precisa de bastante exercício para manter a sua saúde física e mental. Como vieram dos grandes pastos australianos, possuem iniciativa para agir sozinhos e protegem bastante tanto os donos quanto outros animais. São muito alertas, ágeis, fortes e adoram novas experiências e conhecer lugares diferentes. Alguns Boiadeiros Australianos provam que são até bem organizados e guardam seus brinquedos e bolinhas em um mesmo lugar.
Um dos cães mais temidos, o Rottweiler foge bastante do esteriótipo do brutamontes agressivo, podendo se tornar um animal pacífico e afetuoso, até mesmo com crianças. A raça não apenas é inteligente, como bastante corajosa e fiel. São muito populares entre forças policiais devido à sua grande disciplina.
8º - Papillon
O aspecto de cachorrinho de colo esconde um animal muito esperto. O Papillon, cujo nome significa “borboleta” em francês devido ao formato de suas orelhas, é mais agressivo do que parece e pode se mostrar extremamente possessivo com relação ao seu dono e seu território. Devido ao forte vínculo que cria com os seres humanos, o Papillon é treinado com facilidade.
Um bicho extremamente afetuoso, amoroso e paciente, é o animal de estimação perfeito para famílias. Eles adoram correr, brincar e trabalhar e podem se tornar destrutivos com a mobília se não tiverem bastante oportunidade de se divertir. Eles são muito fáceis de treinar e bastante utilizados por equipes de busca e ajudando cegos e deficientes.
Muitos donos atribuem inteligência e personalidade quase humana aos Pastores de Shetland, o que os tornou uma das raças mais populares do mundo. Eles possuem uma tendência a engordar se não receberem exercício adequado, mas isso raramente é um problema se o animal possui espaço para correr e brincar. São muito apreciados por famílias grandes devido ao amor da espécie por crianças, assim como animais de estimação.
Os Dobermans são leais e corajosos, possuem incrível resistência física e adoram trabalhar. Apesar da má fama, que nem sempre tem fundamento, a raça pode se tornar muito dócil com uma criação adequada e seu temperamento varia muito entre os indivíduos. É claro que o seu instinto de proteção o torna um excelente cão de guarda.
Uma das raças mais populares do mundo, o Golden Retriever é a personificação de tudo o que as pessoas amam nos cachorros, um bicho leal, paciente, brincalhão e companheiro. O animal também não faz feio nas competições e na hora de aprender truques, ficando na quarta posição do ranking dos cães mais inteligentes do mundo.
Extremamente inteligente, corajoso e com um forte instinto de proteção ao dono, o Pastor Alemão é um dos melhores cães de guarda e a terceira raça mais inteligente. Por esse motivo, esse cão é o favorito de diversas forças policiais e militares por todo o mundo, além de utilizado para a guarda e, quando educado corretamente desde pequeno, pode se tornar um ótimo cão de família, muito carinhoso com crianças.
O Poodle pode ter a fama de cachorro de madame, mas ele mostra que não é só um rostinho bonito, sendo considerado a segunda raça mais inteligente do mundo. O trunfo do animal é que ele adora a companhia de pessoas, o que o torna muito predisposto a seguir ordens e ser adestrado com facilidade. O Poodle se mostra muito versátil, podendo ser treinado para a caça e até mesmo como um cão de guarda, alertando o dono de invasores.
O Border Collie é o verdadeiro “workaholic” do mundo canino. É considerado o mais inteligente dos cães e precisa de atividades para se entreter ou não terá uma vida muito alegre e pode se tornar destrutivo. Devido à sua inteligência lendária, o Border Collie é presença constante em competições de agility, testes de obediência e no pastoreio.