quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nova espécie de mamífero descoberta no Parque Nacional da Restinga de Jerubatiba

Os pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram uma nova espécie de mamífero no Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, unidade de conservação fluminense gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ratinho-goytacá (ICMBio/Pablo Gonçalves)

O Cerradomys goytaca (ou ratinho-goytacá) ganhou este nome por estar restrito à região litorânea do norte fluminense, antiga região dos índios Goytacazes. Estudos morfológicos e genéticos feitos pelos pesquisadores William Correa Tavares, Leila Maria Pessôa e Pablo Rodrigues Gonçalves, da UFRJ, mostraram que as espécies mais aparentadas ao ratinho-goitacá estão no cerrado (por isso, "Cerradomys" = rato do Cerrado).
A descoberta contraria o entendimento de que toda a fauna das restingas teria fortes conexões com a fauna da Mata Atlântica, tese apresentada pelos pesquisadores em artigo publicado na revista internacional "Journal of Mammalogy".
O ratinho-goytacá habita preferencialmente as moitas de Clusia, a árvore mais comum na parte mais aberta da restinga, ao contrário de outros mamíferos de pequeno porte que preferem as matas mais úmidas. Durante o dia ele permanece em seu ninho, em meio às bromélias, ou nos galhos da Clusia. À noite ele sai para colher coquinhos do guriri ou juruba, famosa palmeirinha que deu nome ao Parque.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Hamster Sírio

http://4.bp.blogspot.com/_0Un36xYaWf8/TDJ4TLAbDnI/AAAAAAAAAAs/U0Zy9D9w0r8/s1600/20090102-D_hamster.jpg
Hamster Sírio (Mesocricetus auratus) é um mamífero da ordem dos roedores, família Cricetinae. É uma das espécies domesticáveis mais comuns. Pode-se distinguir um macho de uma fêmea olhando para a cauda, sendo o macho o distingüido por ter dois pontos de cor rosa com cerca de 1 cm de distância, ou seja, o pênis e o anus. dificilmente quebram seus ossos talvez por terem  cartilagem, uma queda de 20 cm (equivale a 8m para uma pessoa) não quebra nenhum osso, sao resistentes a temperaturas altas e baixas, a pelagem do fenótipo dominante (cor areia escura) deveria ser usado naturalmente como camuflagem, ja que o habitat natural e o deserto da siria.


O hamster sírio, é um dos animais mais comuns nos lares da população, são mais de 100 cores diferentes, sendo que não posso afirmar corretamente essa taxa, pois a cada dia nascem novas cores!


Os Hamster sírio pode alcançar o tamanho de 20 cm, são raros os casos, pois normalmente eles chegam aos 13 ou 15 cm. Eles são um dos roedores mais dóceis criados em cativeiro, mas isso não quer dizer que ele ira logo de cara andar sobre seus ombros ou simplesmente deixar que os toque, isso se conquista com o tempo.

Condor

Condor é uma ave da família do urubu, sendo que é a segunda maior ave entre todas as voadoras. Elas vivem em regiões  de montanhas localizadas ao oeste da América do Sul e vivem por aproximadamente 40 anos, sempre em altas altitudes. Macho e fêmea são diferenciados pela crista que o macho apresenta. Essas aves eram consideradas sagradas pelos Incas na antiguidade e atualmente encontram-se diversas representações dessa ave em Machi-Pichu, onde é chamado de “A Alma dos Andes”.
http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/condor/thumbs/thumbs_foto-condor-01.jpghttp://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/condor/thumbs/thumbs_foto-condor-10.jpghttp://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/condor/thumbs/thumbs_foto-condor-04.jpghttp://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/condor/thumbs/thumbs_foto-condor-07.jpg

VISITAS