segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Identificando febre nos animais

A febre é um sintoma conhecido por todos. É a temperatura corporal acima do normal.
E o que é normal, quando falamos de animais?
 
Cães e Gatos: 37,8º – 39,3ºC
Coelhos: 38º – 40ºC
Aves: 40-41ºC
Hamster e Chinchila: 37 – 38ºC
Porquinho da índia: 37,2-39,5ºC
Ferret: 38,5º-39,5º
E como podemos identificar se o pet está com febre?
Alguns dos achados físicos são hipertermia (temperatura alta), letargia (animal fica lento, cansado rapidamente dorme mais que o de costume), inapetência (falta de apetite, animal não se alimenta bem), taquicardia (batimentos cardiacos acelerados), hiperpnéia (respiração ofegante) e desidratação.
Aquela velha história de focinho molhado ou seco, ou então focinho quente não deve servir como parâmetro pra identificar a febre em cães e gatos. A maneira segura de se identificar a hipertermia (aumento da temperatura corporal) em qualquer espécie animal é atráves do uso do termômetro. Em todas as espécies a temperatura pode ser aferida através do ânus, no caso das aves na cloaca.

O termômetro pode ser digital ou o tradicional de mercúrio. O termômetro deve ser introduzido no ânus do animal, você pode lubrificar com vasilina, óleo mineral ou gel lubrificante para facilitar a introdução e não lesionar o animal. É importante colocar toda a ponta metálica do termômetro dentro do ânus do animal. Direcione o termômetro para a parede retal, para evitar que o termômetro afira a temperatura das fezes.
Se for constatada a febre, nada de medicar por conta própria seu pet. Leve-o ao veterinário para uma melhor avaliação do quadro e ele prescreverá o tratamento mais adequado.
É importante etender que diversas patologias podem levar a um quadro de febre. Doenças infecciosas virais, bacterianas e fúngicas podem desencadear a febre, neoplasias (câncer), distúrbios endócrinos e doenças inflamatórias (lipidose hepática, cirrose, pancreatite, peritonite, traummatismos etc.). Uso de medicamentos e intoxicações também podem levar a febre.
Em cada caso, o tratamento será efetuado de uma maneira diferente, é preciso muito mais que baixar a temperatura é necessário tratar a causa, a doença.
Para ajudar seu pet a se recuperar num quadro febril, além das medicações prescritas pelo veterinário você pode seguir algumas dicas:
- Restringir a atividade do animal. Como o animal já está em um processo de perda de energia, quanto menos atividade fizer, melhor será sua recuperação.
- Uma boa alimentação é fundamental. Mesmo que o animal esteja sem apetite, não é aconselhável deixá-lo sem comer. Você pode bater a ração com água no liquidificador fazendo uma papinha e dando com auxilio de seringa sem agulha diretamente na boca. Papinhas de frutas, legumes e carnes também pode ser usada, mas sempre sem cebola e sem temperos. Danoninho® é um excelente repositor de vitaminas e pode ser usados em todas as espécies!!
- Hidratação. Animais com febre muito alta, acima de 1 grau podem sofrer desidratação, por isso o animal deve beber bastante agua. Se for preciso, coloque pequenas quantidades de água numa seringa sem agulha e vá dando diretamente na boca do animal aos pouquinhos ao longo do dia.
- Monitorar a temperatura do animal. Através do termômetro, você deve aferir a temperatura anal do animal a cada 6 ou 8horas.
Apesar de ser um sintoma comum a febre não deve ser tratada como um quadro leve, deve ser tratada rapidamente, dando todo o suporte necessário para o animal se recuperar. Portanto, sempre que seu pet apresentar comportamento diferente do normal, o médico veterinário deve ser consultado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS