domingo, 3 de abril de 2011

CALOPSITA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkMOTVz23-W3wJGqOQrokfFDjnddi2B3DqNohntSaI3TRVWMh980woV43_LWz4V9GATLiBq0ITAYd9-ra9QCOLCl3PWI9nN73tu90EOVexgT4hFCfDvRDj_e3T4nDmZxh_3A4SXOdWiio5/s400/BXK278306_calopsita-na-arvore800.jpg
A Calopsita (hollandicus Nymphicus) originaria do sertão central da Austrália. Seu habitat preferido inclui as áreas úmidas da Austrália e cerrados.
Por ser uma ave não nativa do Brasil, a comercialização e reprodução em cativeiro da calopsita é permitida aqui no Brasil sem nenhum problema.
Sociáveis e, geralmente gentil, a calopsita tornou-se um animal doméstico que se adapta bem na maioria dos lares, a calopsita aprende vários truques se for ensinada dês de cedo, inclusive a falar.
calopsita
Provavelmente mais popular do que o periquitos, as calopsitas são os pássaros domésticos mais populares em muitas partes do mundo. Hoje todas as calopsitas são criadas em cativeiro pois a Austrália não permite sua exportação.
A calopsita é um pequeno papagaio da família Cacatuidae. Em media eles medem 12,8 cm ou 32 cm de comprimento (incluindo a cauda). Uma calopsita adulta saudável geralmente pesa entre 78 e 125 gramas. Algumas mutações de Calopsita, particularmente alguns lutinos, tendem a serem um pouco mais leves. Elas podem pesar entre 78 e 90 gramas.
O peso das aves é um indicador de boa saúde ou de doença.
Com o controle de peso do seu animal regularmente, estabelecendo uma base de peso saudável e manter um olho sobre as alterações são recomendadas como parte de seu regimento cuidados gerais. Seu veterinário deve ser alertado sempre que houver eventuais desvios de peso que não estão em consonância com as características de peso natural.
calopsita (1)
Em cativeiro geralmente vive de 15 a 20 anos, embora haja relatos de calopsitas que chegaram a viver 30 anos.
A alimentação da calopsita é basicamente composta de sementes, uma boa porcentagem de mistura seria 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol, evite oferecer grandes quantidades de girassol pois o girassol engorda muito, o que não é saudável principalmente para animais em cativeiro. Hoje se encontra alimentos balanceados para melhor controle de peso assim melhorando a qualidade de vida da ave. Muitas delas são extrusadas para evitar o desperdício e outras são as tradicionais misturas de grãos.
calopsita albina
calopsita
calopsita filhote

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS