sábado, 2 de abril de 2011

GIRAFA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhieu8u370-ir6EhGye__QGz-rIzGS52tJ1ng-neC3PaXw6WKQ-3CV-DbsfL6fvEGVqczljO-yXgkKSwd8Bq4uvwJuX5nQkF3xeJQ5MOeE8AuTfoOxf7cChKa6OQK66zhcA3owp6Dei5oy3/s400/Giraffe-4-YWF4U7O1AD-1440x900.jpg 
Um dos exemplos mais magníficos que derrubam a "teoria da evolução"... Um dos projetos mais complexos da natureza... Uma das milhões de provas vivas da existência do Criador...
De todos os grandes mamíferos, a girafa é um dos animais que mais impressionam pela magnitude e beleza. É realmente maravilhoso observar animais de tamanha altura com movimentos tão graciosos e andar singelo.
O que a maioria dos observadores desconhece é que a vida das girafas é um milagre que desafia e derruba a idéia da "evolução" devido a 3 capacidades únicas exercidas por seu organismo. Estas, necessariamente precisam funcionar simultâneamente, do contrário este animal não poderia viver. Sabendo-se que cada uma destas capacidades, para existirem ao acaso, tem uma probabilidade menor que uma em um milhão, a girafa simplesmente reúne as três tornando qualquer raciocíno um completo absurdo se a existência de Deus não for considerada.
O fato é que nenhuma dessas capacidades poderia supostamente "evoluir" antes da outra pois estas funcionam em conjunto e o animal morreria na falta de qualquer uma delas e a própria existência dessas capacidades únicas dependem de um projeto elaborado e um planejamento prévio, o que dizer então destas capacidades funcionarem de maneira cooperante?
A primeira delas que vamos analisar é o funcionamento do coração da girafa. Levando em conta que o pescoço da girafa se estende a uma altura muitíssimo elevada, cerca de três a quatro metros, seu coração precisa realizar um bombeamento extraordinariamente forte para levar o sangue da parte inferior do corpo até as extensões mais altas do cérebro. Por essa razão o coração da girafa é uma bomba bastante poderosa que pode pesar até 11 quilos e medir cerca de 60 centímetros de comprimento, sendo um dos maiores corações do mundo responsável pela maior pressão sanguínea do reino animal! 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZqmTYaV6g0goJLZjg6deP4o2nNtNb43yL_z7zqQnbNlZiTtb09sayDaTBYvLktDOwnXVLpHDcQnDW1pISBy3YzRdYi3bg6RvOignBgUclJKWm-DqAeCG4Pu1hafXcNel6463CAFVr4Anh/s320/girafa259.jpg 
Sendo assim o coração da girafa com sua enorme força cumpre seu papel de bombear o sangue e isso seria o suficiente se as girafas não necessitassem se abaixar. Quando a girafa abaixa sua cabeça por exemplo, para beber água, o sangue que está ciculando no pescoço instantaneamente desce por causa da gravidade. Essa descida brusca do sangue é demasiadamente forte e poderia levar o animal a sofrer um aneurisma cerebral que causaria sua morte imediata. Então para resolver este problema temos a segunda capacidade extraordinária.
Existem válvulas nas artérias do pescoço que se fecham imediatamente toda vez que a girafa abaixa a cabeça. Funciona assim:
Próximo ao cérebro da girafa existe uma rede de vasos capilar
es que se ramificam em inúmeras veias menores dentro do crânio. Eles servem para amortecer e distribuir essa sobrecarga de sangue jorrada pelo coração quando a girafa está com o pescoço abaixado. Além disso, uma veia grossa repleta de válvulas que retorna ao coração recebe parte do sangue bombeado. Quando o sangue pressiona demasiadamente os vasos da cebaça ele é desviado para esta veia. Como esta veia é repleta de válvulas que se fecham com a passada do sangue a pressão na cabeça é aliviada e é fundamental para que o animal não morra cada vez que abaixe a cabeça.
Por outro lado, quando a girafa levanta a cabeça novamente, após abaixar-se, o sangue deveria fluir tão rapidamente para baixo por motivo da gravidade que o animal sofreria uma perda imediata de sangue no cérebro causando um desmaio. Todavia uma terceira capacidade entra em ação impedindo que isso ocorra.
Existe um material esponjoso, atrás do cérebro, que absorve o sangue de maneira gradual enquanto o pescoço da girafa estiver abaixado, então, quando o animal ergue a cabeça, o sangue que está no cérebro escorre lentamente enquanto as válvulas se abrem e o sangue volta a circular de maneira normal.
Então, três capacidades muitíssimo complexas mas contudo cooperantes ocorrem simultaneamente na girafa. Existe também uma outra observação bastante relevante no funcionamento do sistema circulatório, no couro das pernas da girafa o tecido é mais enrijecido e comprime mais os membros da girafa do que o restante do corpo. Esta característica permite que o sangue não se espalhe pelo tecido e músculos das patas, fazendo-o retornar ao coração. Como as pernas da girafa são muito longas, se isso não ocorresse, estas, acumulariam muito sangue causando também a morte do animal.
Portanto, dados os fatos, compreendemos que todas estas capacidades são indispensáveis na vida da girafa, este animal simplesmente não existiria se qualquer uma delas faltasse. Se fossem removidas qualquer uma das capacidades a girafa morreria, se uma destas capacidades surgisse após as outras a girafa também morreria, e animais mortos não "evoluem". Essa historinha de que as girafas já tiveram pescoços pequenos não passa de uma grande fábula.
Não resta dúvidas de que todas estas características estiveram presentes neste animal no mesmo período de tempo, ou seja, no exato momento em que este animal passou a existir. No momento em que Deus, o Criador, o fez e deu vida...
Seria totalmente descabido encarar a realidade da vida das girafas bem como toda a vida que existe espalhada por todo o planeta como mero fruto do acaso. Na complexidade do funcionamento, no planejamento de cada detalhe, no design inteligente, tudo seria impossivel se não fosse pela existência de um Criador, um Projetista. A Bíblia nos diz que Deus criou todos os animais na face da terra, bem como a tudo o que existe na natureza, na terra, nos céus, no espaço, em todo universo. E Deus nos prova Sua existência através de todas as suas obras, que Ele criou com Suas mãos para que víssimos e crêssemos Nele, e acredito que todos os homens são totalmente indesculpáveis para com Ele.
"...porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis, porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças." (Romanos 1:19)

"Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem." (Hebreus 11:3)

"... pois, Nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis (...). Tudo foi criado por meio Dele e para Ele." (Colossenses 1:16)



Um comentário:

  1. Fantástico!!Escolhhi a girafa por um acaso ao encontrar um pedaço de madeira jogado, para fazer uma obra de arte. Hoje antes de dar seguimento à essa obra, resolvi pesquisar o porque de meu coração ter pulsado tanto em relação a ela.Sou uma serva de Deus e Ele está sempre presente em minhas obras, pois minha inspiração vem diretamente dEle.
    Obrigada pela postagem tão especial e apaixonante!
    Andréia Gomes

    ResponderExcluir

VISITAS