sábado, 2 de abril de 2011

TIGRE

TODA A BELEZA DO TIGRE SIBERIANO

         Um dos animais mais belos do planeta, estou me referindo ao Panthera tigris altaica, mais conhecido como Tigre Siberiano.
           
Esse magnífico felino vive na Ásia. No inicio século XX o tigre siberiano era visto no norte da Europa, em países como Noruega e Suécia, além de Rússia, Mongólia, Coréia do Sul, Coréia do Norte e China.

Nas primeiras décadas do século XX, devido à construção das ferrovias Transiberiana e Transmanchuriana, o tigre siberiano foi quase exterminado por completo, sendo que em algumas regiões como na Coréia do Sul ele foi extinto, chegando a apenas 30 indivíduos soltos na natureza na época da Segunda Guerra Mundial. Em 2004 a estimativa era que existiam na natureza cerca de 350 tigres siberianos, sendo que em 2005 esse número subiu para cerca de 500. Esses 500 indivíduos estavam localizados em 16 áreas monitoras, sendo que hoje em dia temos a confirmação de apenas 56 tigres siberianos nas mesmas 16 áreas monitoradas, que se localizam na região dos montes Sikhote Alin, na Sibéria, próximo à fronteira com a China e a Coréia do Norte.

Pesando cerca de 350 kg, o tigre siberiano é hoje o maior felino do planeta. É extremamente respeitado pelos nativos, sendo chamado por eles de “O Grande Soberano”. O ataque aos seres humanos é muito raro.

O grande problema em relação ao tigre siberiano é a destruição do seu habitat e a caça. Muito provavelmente, em poucos anos não haverá mais tigres siberianos na natureza, será o fim da vida selvagem de um dos animais mais lindos do planeta. Só será possível encontrá-los em cativeiros, oque é uma pena.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0sx0b44iZGTttq-hR9d6ofQU1lPnuDIR88314p47PGjk98x4ZMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS